PTC-2429 Laboratório de Circuitos de Comunicação

INFORMAÇÕES GERAIS - 1o  semestre - 2003

      I            OBJETIVOS

Familiarizar os alunos com circuitos utilizados em sistemas de comunicação através de projetos e ensaios com esses circuitos.

   II            CALENDÁRIO E PROGRAMA

 

Turma 1

Turma 2

Divisão das Turmas

18/02 – 9:00 h

Aula Teórica Especial: Projeto de Filtros a Capacitor Chaveado

25/02 (a,b)

Instrumentação e práticas de laboratório

26/02 (a,b) 8:20 h

26/02 (a,b) 10:00 h

Oscilador LC

11/03 (a)

12/03 (a)

18/03 (b)

19/03 (b)

Oscilador a cristal

18/03 (a)

19/03 (a)

11/03 (b)

12/03 (b)

1a. Prova

26/03

Modulação e demodulação linear

01/04 (a,b)

02/04 (a,b)

Filtros a capacitor chaveado

08/04 (a,b)

09/04 (a,b)

Códigos de linha

22/04 (a)

23/04 (a)

29/04 (b)

30/04 (b)

Misturadores e conversores

29/04 (a)

30/04 (a)

22/04 (b)

23/04 (b)

Semana de reposição

06/05

07/05

2a. Prova

14/05

Transmissão de Sinais Digitais I - Parte a

20/05 (a)

21/05 (a)

03/06 (b)

04/06 (b)

Transmissão de Sinais Digitais I - Parte b

27/05 (a)

28/05 (a)

10/06 (b)

11/06 (b)

FM/PLL

03/06 (a)

04/06 (a)

20/05 (b)

21/05 (b)

PAM/PCM

10/06 (a)

11/06 (a)

27/05 (b)

28/05 (b)

Semana de reposição

17/06

18/06

3a. Prova

25/06

Prova Substitutiva

02/07

 

Observações :

*   As datas das provas estão sujeitas a alteração.

*   Os alunos serão divididos, na primeira semana de aulas, em duas turmas (1 e 2) com aulas nas terças e quartas feiras, respectivamente, com, no máximo, 15 alunos cada.

*   Cada turma será subdividida em 2 blocos (a e b), de no máximo 8 alunos cada, que se alternarão na execução das experiências como mostrado na tabela acima.

*   Cada bloco será organizado em grupos de, no máximo, 3 alunos para a execução das experiências e projetos.

III            Projeto de filtros a capacitor chaveado

Uma das experiências (filtros a capacitor chaveado) envolverá um projeto, a ser desenvolvido pelos alunos, de um filtro a capacitor chaveado. Para tanto, haverá uma aula teórica específica sobre esse assunto e os alunos terão, então, cerca de um mês para projetar e montar o filtro (em proto-board). Essa montagem será, então, ensaiada em laboratório na data assinalada no calendário.

IV            PROCESSO DE AVALIAÇÃO

A nota final de aproveitamento será calculada pela seguinte expressão:

 

A = 0,6 P + 0,4 R

onde:

 

R = média das notas de avaliação do relatório;

P = média das notas de provas;

   V            PROVAS

As três provas, comuns a todas as turmas, serão realizadas com consulta livre às apostilas, aos roteiros e às anotações individuais. A média de provas será calculada pela média aritmética das três provas.

A prova substitutiva somente poderá ser realizada pelos alunos que, por motivo de força maior, não puderem comparecer a alguma das provas regulares.

VI            MÉTODOS DE TRABALHO

Cada aula semanal constituir-se-á das seguintes partes:

*   Preparação: a ser realizada antes da aula, compreendendo a leitura e compreensão da apostila e a preparação de um roteiro experimental a ser seguido, incluindo tabelas e gráficos que serão preenchidos durante a experiência e eventuais projetos elaborados pelo grupo.

*   Parte experimental: durante a aula cada grupo executará as medidas e cálculos previstos nas apostilas e roteiros.

*   Elaboração do relatório:  ao final da aula cada grupo deverá apresentar ao professor o roteiro experimental contendo os dados obtidos durante a experiência, que será por ele rubricado. Esse roteiro deverá fazer parte do relatório da experiência a ser entregue na semana seguinte.

VII            RELATÓRIO DAS EXPERIÊNCIAS

O relatório de cada experiência deverá ser entregue na semana seguinte à realização da mesma. O relatório só será aceito com o roteiro experimental rubricado pelo professor. Apenas um relatório por grupo será corrigido para cada experiência.

O relatório deve ser redigido sucintamente, contendo diagramas de blocos, circuitos, valores esperados e medidos, gráficos, respostas às questões propostas, análise de resultados obtidos etc...

         A avaliação do relatório será feita com base nos seguintes aspectos:

a)     valores, gráficos e outros resultados quantitativos;

b)     análises e comentários;

c)     ordem, limpeza, redação e ortografia;

d)     participação, desempenho e criatividade durante as aulas práticas.

VIII            Bibliografia

As apostilas das experiências estarão à venda na secretaria do departamento com uma semana de antecedência.