Como Amassar Latas de Alumínio
Em Práticas Lições Ilustradas

(REV. 9/2003)

lata  

1) Tome uma lata de alumínio, em bom estado, providencialmente livre de seu conteúdo líquido (esta parte preliminar não será abordada neste estudo).

vinco lateral  

2) Com a mão, ou outro objeto retilíneo similar, faça uma deformação na lateral da lata, observando um ângulo de 25 graus com o eixo vertical da mesma.

mostrando vinco lateral  

3) Observe que a deformação (afundamento) deve atingir os extremos superior e inferior da superfície cilíndrica periférica da lata, sem no entanto ultrapassar seus limites.

5 vezes  

4) Repita o processo mais 4 vezes, com deslocamentos radiais sucessivos em ângulos de 72 graus, de modo a completar 5 sulcos simetricamente espaçados ao redor da lata.

torção  

5) A seguir, aplique um esforço de torção entre as extremidades (superior e inferior) da lata, no mesmo sentido da inclinação angular dada aos sulcos laterais.

torção final  

6) Certifique-se de que a torção resultante na lata seja da ordem de 90 a 120 graus, e  de que as tampas permaneçam paralelas entre si e coaxialmente alinhadas.

compressão  

7) Finalmente, aplique uma força no sentido axial, equilibrada, com as duas mãos, de forma que a lata entre em colapso ao longo de seu eixo vertical.

compressão final  

8) É necessário extremo cuidado nesta operação, para garantir que não haja cisalhamento entre as tampas (superior e inferior) da lata. O objeto deve permanecer cilíndrico, e a parede lateral deve estar torcida sobre si mesma e completamente contida no interior da estrutura colapsada.

comparação  

9) O resultado final é uma redução média de 65.43% no volume final da lata , com correspondente aumento da densidade média, o que facilita o manuseio e a reciclagem da mesma, além de um aumento de 189.2% no prazo em que o oceano Atlântico estará entupido pelas mesmas.

Valid HTML 4.0!

(C) G.S. 2003